domingo, setembro 13, 2009

Noticia: Nasa divulga imagem inédita de Nebulosa borboleta



















Foto:Fonte - Hubble Site

Capturada pelo telescópio espacial Hubble e divulgada nesta quarta-feira, esta imagem que lembra asas de borboleta é, na realidade, um 'caldeirão' turvo de gás aquecido a mais de 20 mil graus celsius. O gás viaja através do espaço a uma velocidade superior a 965 mil Km por hora - rápido o suficiente para viajar da Terra à Lua em 24 minutos. As informações são da Nasa.

No centro, uma estrela que hoje está morrendo cujo tamanho já foi de aproximadamente cinco vezes a massa do Sol. Da estrela escapam os gases que desencadeiam uma corrente de radiação ultravioleta que cria os raios brilhantes no espaço.

Este objeto é um exemplo do que os astrônomos chamam de nebulosa planetária. Estas nebulosas são assim conhecidas porque muitas delas têm uma aparência semelhante a volta de um planeta quando visto através de um pequeno telescópio.

A imagem foi capturada pelo Wide Field Camera 3 (WFC3), uma nova câmera a bordo do Hubble, e catalogada como NGC 6302, ou Butterfly Nebula (nebulosa borboleta, em tradução livre).

A NGC 6302 está dentro de nossa galáxia Via Láctea, a cerca de 3,8 mil anos-luz da constelação de Escorpião. O gás incandescente formava as camadas mais externas da estrela, e está sendo expulso há cerca de 2,2 mil anos. A "borboleta" se estende por mais de dois anos-luz, que é aproximadamente a metade da distância do Sol à estrela mais próxima, Alfa Centauri.
WFC3 foi instalado pelos astronautas da Nasa em maio de 2009 durante a missão de atualização e reparos do telescópio Hubble.

Redação Terra

Fonte: Terra Noticias

Meu comentário:
Que sincronicidades a Nasa divulgar essa foto em 09/09/09!!!!
Será uma mensagem a humanidade???

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Real Time Analytics Topo da Página ↑