terça-feira, fevereiro 15, 2011

Notícia: Sol Acorda



Mancha Solar 1158



























Eram exatamente 23h56 pelo horário de Brasília quando os satélites que monitoram o ambiente espacial deram o aviso. Depois de quase quatro anos sem qualquer manifestação mais intensa, finalmente o Sol deu o ar da graça e disparou contra a Terra a primeira forte emissão de raios-x do atual Ciclo Solar 24.

A emissão eletromagnética foi produzida por uma forte explosão ocorrida junto ao grupo de manchas solares 1158, apontadas diretamente na direção do nosso planeta. Além da radiação, a explosão provocou uma espécie de tsunami que "chacoalhou" a atmosfera da estrela e produziu uma grande ejeção de massa coronal que nos próximos dias deverá atingir a alta atmosfera da Terra.

Essa massa de partículas é composta de bilhões de toneladas de gás ionizado que se desloca a mais de 2 milhões de quilômetros por hora. Quando atinge a camada mais alta da atmosfera, excitam os átomos de oxigênio e nitrogênio, provocando as fantásticas auroras boreais.


De acordo com dados registrados pelo satélite geoestacionário GOES-10, o fluxo de raios-x atingiu o nível "X" da escala de intensidades. Como as ondas eletromagnéticas se propagam muito mais rápido que as partículas que ainda estão se aproximando, o nível da emissão no comprimento de onda dos raios-x permite estimar o tamanho da tempestade geomagnética que deverá atingir a Terra.

Normalmente, emissões de nível X são capazes de provocar blackouts de radiopropagação que podem durar diversas horas ou até mesmo dias. Quando a emissão é muito intensa, as tempestades geomagnéticas também podem causar danos em equipamentos eletrônicos sensíveis e até mesmo provocar problemas no fornecimento de energia elétrica caso as correntes elétricas sejam induzidas nas linhas de transmissão.
Para acompanhar o nível da atividade solar, clique aqui.

Ilustrações: No topo, o grupo de manchas solares 1158. A explosão ocorre quando a energia aprisionada magneticamente sobre as manchas solares é repentinamente liberada. Na sequência, gráfico mostra o pico no fluxo de raios-x detectado pelo satélite GOES-10, no comprimento de onda de 8 Angstroms, às 01h56 UTC (23h56 pelo horário de Brasília). Créditos: NASA/Solar Dynamics Observatory (SDO) / SWPC (Centro de Previsão de Clima Espacial dos EUA) / Apolo11.com

FONTE: Apolo11 - 
http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Sol_acorda_e_produz_maior_explosao_de_raios-x_dos_ultimos_4_anos&posic=dat_20110215-090614.inc



A Informação Sempre é o Melhor Caminho!

HARMONIZE-SE

3 comentários:

Filomena Nunes disse...

Viva, bom dia.

Cá estou eu a por as notícias em dia..
Vou levar mais esta para a minha pág. fb.

Um abraço :))

Filomena

Luciana Freitas disse...

Oi Filomena

Obrigada pela divulgação!
Eu não sei como está ai em Portugal , mas aqui no Brasil teve muitos problemas com a transmissão de energia elétrica, vi uma noticia que na China houve problemas também com o sistema de comunicação por conta das explosões solares...
É um tema que as autoridades não estão falando muito, mas que nós devemos ficar atentos.. o ápice das atividades solares está previsto entre 2012 e 2013...

Abraços

Filomena Nunes disse...

Pois aqui em Portugal as notícias estão focadas na "crise" que a Europa (e não só) atravessa e nas convulsões no Médio Oriente..

Falar "do Sol", não é interessante para os media.

Tenho de me ligar a outras fontes de informação para me actualizar em relação ao que me interessa. E, enquanto não houver uma quota mais equilibrada de "boas" e "más" notícias, raramente vejo noticiários..

Beijinhos

Filomena

Related Posts with Thumbnails
Real Time Analytics Topo da Página ↑