domingo, setembro 02, 2012

Ética e Espiritualidade















Fonte foto: aqui

Comentários:

Como é a proposta do bloger de percepção do movimento dos acontecimentos, a algum tempo já , se vê que a humanidade está á clarear melhor o que é ético do que não é ; está se exigindo uma transparência em todos os sentidos: de assumir as suas sombras sem altos-julgamentos, sendo que com isso as pessoas estão se aceitando mais e parando de querer se mostrarem pessoas "santas e corretas" na qual gera a dita concorrência  , trapaças e falsidades somente para sustentar a aparência  de pessoas "santas e corretas" por conta de suas vaidades e interesses. 

As mascaras estão caindo , pessoas que os padrões de vários tipos de falsidades, desde pegarem ideias de outras pessoas e dizerem que são suas ou dos ditos "jeitinhos" ou manipulações para terem vantagens e poderes,  estão perdendo espaço,  pois a humanidade quer a transparência .

Estamos num momento do aspecto de Urano em Áries que irá até meados de 2019 (veja no link: Urano em Áries - de 2011 á 2019 - A Hora da Reforma Chegou! ) que numa analogia estamos num momento de Revolução; Urano nos reporta a tudo de novo , de libertador e tecnológico e Aries nos reporta a tudo de uma forma impulsiva e clara sem rodeios.Um bom aspecto para essa solicitação de transparência.

(Comentários: Luciana Freitas)

Leiam abaixo um artigo interessante sobre o assunto:

Ser livre e ético

Fonte: Net Saber artigos - autora: Isabel C. S. Vargas


Mais do que nunca é importante que as pessoas procurem desenvolver sua espiritualidade, como condição para um crescimento interior, harmonização e equilíbrio próprio e nas relações.

Não me refiro a espiritualidade como prática religiosa, nem vinculada a uma religião em especial, mas como exercício diário que só eleva o ser humano uma vez que pressupõe mudanças, abertura para o outro, vivência de acordo com certos princípios cuja aplicação só aprimora o ser humano e o convívio social, proporcionando mais satisfação e menos violência.

Citando o que Dalai-Lama define como espiritualidade, torna-se fácil entender porque é tão importante cultivá-la e desenvolvê-la. Espiritualidade está relacionada com as qualidades do espírito humano- tais como amor e compaixão, paciência e tolerância,capacidade de perdoar,contentamento,noção de responsabilidade, noção de harmonia-que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.

O processo de espiritualização proporciona uma abertura maior, mais doação, mais responsabilidade com o bem estar do outro, menos individualismo, mas ao mesmo tempo mais afirmação do indivíduo como pessoa, pois pressupõe constante crescimento no plano afetivo, social e cultural. Este comprometimento com o crescimento próprio e coletivo é um processo que se constrói através do diálogo e da prática ética, com respeito aos limites próprios e do outro.Não se pode falar em  se tornar uma pessoa melhor,em construir uma sociedade melhor, mais evoluída, longe de princípios éticos, moralmente corretos.

Então concluímos que não é possível desvincular a espiritualidade da ética. Podemos pensar que quanto mais espiritualizado mais ético.

A falta de ética decorre, justamente, da falta de comprometimento com o bem estar coletivo. Há uma exacerbação do individualismo,do consumismo da valorização do ter em detrimento do ser,levando as pessoas , muitas vezes, a  se corromperem na ânsia de acumular, a qualquer custo, bens materiais, de usufruir de poder,status,notoriedade.

 É o exercício do poder pelo poder, no qual acaba sendo mais valorizado o interesse pessoal, em detrimento do interesse público.

 O que considero perigoso é o convívio diário com situações totalmente desprovidas de cunho ético e que vão sendo assimiladas pela população como aceitáveis, posto que apresentam alguma vantagem. São os fins justificando os meios.É a antiga lei  de Gérson ,que prega a aceitação de certas práticas desde que proporcione vantagens.Isto é lastimável, pois como educar as crianças e adolescentes convivendo ao longo dos anos com este tipo de  conduta,que parece receber aprovação de grande parte da sociedade?

Concluímos, que mais do que nunca, educar torna-se uma tarefa por demais árdua, mas acima de tudo, temos que ser exemplo, mostrando que independente de posição social, deve prevalecer a honra, a fidelidade, a dignidade, o caráter, procurando cada um, sempre fazer o seu melhor, pois estes atributos são mais valiosos que o poder.

A Informação Sempre é o melhor Caminho!

HARMONIZE-SE



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Real Time Analytics Topo da Página ↑