quinta-feira, agosto 24, 2006

A Única História


Mergulhando na pesquisa da única história, constatei que ela é abstrata, isto é, não está nesse mundo tridimensional, ela parte de um mundo transcendental e se projeta aqui e em variados outros Universos, em lentes de boa captação, de médias, distorcidas de variados tamanhos, etc., se transformando em mitos.
Povos antigos da Terra contavam sobre a nossa criação através de mitos dos mais variados e essas histórias refletem até hoje em nossos dias, criando mitos novos, distorcendo histórias, fermentando guerras ou ajudando em novas descobertas na área tecnológica e do entendimento de processos sociais, científicos, etc.
Joseph Campbell em seu livro o Poder do Mito disse: "mitos são chaves para a nossa mais profunda força espiritual, a força capaz de nos levar ao maravilhamento, a iluminação e até ao êxtase".
Esses variados mitos são muito parecidos, eles revelam o Arquétipo Original do ser humano em relação as suas atitudes movidas pela força de seus sentimentos.
Carl Jung recusa o antropocentrismo; "o Todo (Alma do mundo-inconsciente coletivo) tem primazia. Cabe o homem preparar-se para acolher o Todo, decifrar os sinais do Todo".

(Autora: Luciana Freitas)

5 comentários:

marcelo netto rodrigues disse...

Curiosidade. Você já leu como Lévi-Strauss trata os mitos?

marcelo netto rodrigues disse...

você já leu como Lévi-Strauss trata os mitos?

Universo Holistico disse...

Não. Ainda não tive esta oportunidade.Sei que ele é um antropólogo famoso e tem um estudo sobre mitos numa mesma linha dizendo que a estrutura humana é uma só em todos os cantos da Terra.
Mas ele está na minha lista de estudos..rs

marcelo netto rodrigues disse...

vc tem que fazer antropologia..

Universo Holistico disse...

sabe que eu nunca pensei nisso!! interessante..sei que tenho um pouco do lado de humanas: gosto de artes (música), de psicologia (fiz até um curso sobre..)mas antropologia nunca pensei!!..legal

Related Posts with Thumbnails
Real Time Analytics Topo da Página ↑