quarta-feira, agosto 04, 2010

Noticia: Erupção solar provoca forte tempestade geomagnética na Terra

Foto:Fonte - aqui

Editoria: Astronomia - Quarta-feira, 4 ago 2010 - 07h58 

Como esperado, uma grande ejeção de massa coronal ocorrida no início deste mês atingiu o campo magnético da Terra, produzindo forte tempestade geomagnética sobre a região polar norte. Como ocorreram duas erupções solares, novos impactos estão previstos dentro das próximas 48 horas.

O impacto das partículas carregadas ocorreu às 14h30 de terça-feira e de acordo com dados registrados por magnetômetros instalados nos EUA e Canadá atingiu a marca 6 do Índice KP que vai até 9. Esse índice é considerado de forte intensidade e pode provocar blackouts de radiopropagação e interferências em dados de GPS e balizadas de radionavegação. Índices KP superiores a 6 já passam a representar riscos de distúrbios em equipamentos eletrônicos e distribuição de energia elétrica.


A tempestade solar que deu origem ao impacto ocorreu no dia 1 de agosto e ejetou duas grandes quantidades de massa coronal em direção à Terra, sendo que a primeira delas foi a que impactou a alta atmosfera na tarde de ontem. A segunda carga de material ainda está a caminho e deverá atingir a Terra nas próximas horas.
Desde que foi ejetada, a primeira carga de partículas levou três dias para percorrer os 148 milhões de km que separam a Terra do Sol, viajando a mais de 2 milhões de km por hora.

O primeiro resultado da ejeção de massa coronal (CME) foi a produção de brilhantes auroras boreais sobre as altas latitudes da Europa e norte da América do Norte, especialmente no Canadá.
De acordo com dados gerados pelo Centro de Previsão de Clima Espacial, SWPC, dos EUA, existem 35% de chances das novas tempestades atingirem as mesmas regiões da Terra e 25% de possibilidades de que as tormentas cheguem às latitudes médias do planeta. Se isso ocorrer, moradores da região mais populosa da Europa e EUA poderão observar os efeitos da tempestade.



Veja a Noticia Completa no site da Apollo 11 

A Informação sempre é o melhor Caminho!

HARMONIZE-SE


4 comentários:

Anônimo disse...

Os processos de renovação da vida são um verdadeiro espetáculo!!!
Por mais que a forma deturpada do ser humano de enxergar a vida e seus processos de renovação aterrorize-o ei insisto; a vida nos é incompreencívelmente maravilhosa!

Universo Holistico disse...

Oi Adriano

Eu fiz um comentário justamente sobre isso que vc comentou agora, em 2006 no post " A Pesquisa Holistica" dê uma olhadinha: http://universoholistic.blogspot.com/2006/08/pesquisa-holstica.html

Abraços

Unknown disse...

Adorei este blogue. Parabéns.

Universo Holistico disse...

Oi Antonio,

Obrigada por estar aqui no meu bloguer!
Adorei o seu também, amo astrologia.
Abraços!!

Related Posts with Thumbnails
Real Time Analytics Topo da Página ↑